quarta-feira, 19 de março de 2008

Cabelo pós-verão: o resgate

O Hair stylist Francis Rodrigues. Da às dicas após o verão.
Fios secos, opacos, desbotados, rebeldes... Você não precisa terminar a estação arrependida até a raiz do cabelo por ter usado e abusado do sol, do mar, da piscina. Comece já uma operação para recuperar a beleza perdida com o que há de melhor para fazer em casa ou no salão. Soluções aqui
Ressecou? Pegue no macio - O sol, o atrito com o vento e com a areia e a ação das substâncias químicas da piscina abrem as escamas que formam a parte externa do fio (cutícula), deixando o interior fragilizado e predisposto a alterações como ressecamento, quebra e perda de elasticidade. Esses agressores também levam embora partículas microscópicas de queratina, a proteína que forma o cabelo, causando buracos invisíveis a olho nu que o tornam áspero. O problema se agrava com o uso freqüente de secador ou chapinha, pois o calor retira boa parte da água dos fios, ressecando-os ainda mais.

Em casa

Os xampus e condicionadores precisam de ativos hidratantes (como pantenol, aloe vera, extratos vegetais, cerâmidas e lipídeos), mas também devem ser enriquecidos com queratina, aminoácidos ou proteína (do leite ou do trigo, por exemplo). Essas substâncias conseguem se fixar no fio, reconstituindo-o. Uma ou duas vezes por semana, vale a pena fazer uma máscara reconstrutora. Para completar, leave-in com filtro solar diariamente é indispensável para reverter ou prevenir estragos.

No salão

A cauterização é a nova coqueluche. O método usa o calor da chapinha com cerâmica para aumentar a penetração de ativos como queratina e proteína, aplicados nos fios. “O cabelo fica novo”, promete o cabeleireiro Francis Rodrigues, do salão Ana Klein shopping Recife. Cada sessão sai entre 150 e 200 reais, dependendo do tamanho dos fios. Em casos mais graves de ressecamento, a tesoura pode ser a única solução, já que os estragos são maiores nas pontas. Se você adora longos, reconsidere: os médios estão super na moda. “O corte reto com repicado lateral e franja é um sucesso”

Falta brilho? Look iluminador - Cabelo opaco é resultado da ação dos raios de sol. “Eles degradam as cerâmidas, substâncias que funcionam como um cimento, unindo as escamas que formam a cutícula, a parte externa do fio”, explica Francis Rodrigues do salão Ana Klein shopping recife “A superfície desigual do fio impede que ela reflita a luz, que é o que dá brilho ao cabelo”, completa.

Em casa

Xampus e condicionadores hidratantes formulados com lipídeos ou cerâmidas melhoram a união das escamas, deixando a superfície do fio mais lisa e brilhante. Uma vez por semana, substitua o condicionador por uma máscara hidratante ou reconstrutora. “Ela age internamente no fio, tornando-o mais resistente a agressões”, diz o Francis Rodrigues. O truque de dar uma última enxaguada com água fria depois de lavar continua valendo, pois fecha a cutícula, tornando a superfície mais uniforme. Outra opção é aplicar uma vez por semana uma receita caseira de máscara de brilho. Anote a sugestão do bata no liquidificador um copo de iogurte natural integral e 1/2 manga-rosa grande. Acrescente uma colher (café) de óleo de girassol. Aplique a mistura no cabelo, envolva os fios com uma toalha por 20 a 30 minutos. Lave bem.

No salão

Um tratamento de choque com cinco passos chamado Reconstrução total da superfície (custa de 200 a 400 reais) é a melhor pedida. “Uma aplicação já dá resultado, inacreditável”, diz o cabeleireiro Francis Rodrigues salão Ana Klein.

Fios desbotados? Acenda a cor - Os raios ultravioletas do sol conseguem penetrar até o interior do fio, onde estão os pigmentos naturais ou artificiais (de tintura). Da mesma forma como eles alteram a cor da pele, também modificam a do cabelo — e o resultado pode ser um desastre: pontas desbotadas, castanhos queimados. O cloro da piscina é outro vilão da história, pois deixa os loiros, naturais ou não, esverdeados.

Em casa

Para evitar que os raios UV estraguem os pigmentos, escolha produtos com filtro solar: xampu, condicionador e leave-in, que deverão ser usados constantemente, principalmente no período de verão. Fórmulas com vitaminas e com cerâmidas também, pois restauram a cutícula dificultando a penetração da radiação. Se mesmo com esses cuidados a cor mudar, você pode aplicar um xampu tonalizante. Ele dá brilho e uniformiza a cor sem penetrar nos fios ou estragá-los, pois não contém amônia. Outra idéia, para quem tem cabelo tingido, é passar um condicionador colorido que mantém o brilho e a cor entre uma tintura e outra.

No salão

Contra o desbotamento, o cabeleireiro Francis Rodrigues, faz a aplicação de creme tonalizante preparado com tonalizante, o que evita o ressecamento. “Pode ser usado em cabelo natural ou tingido e funciona como uma maquiagem”, explica o especialista. Significa que o tratamento não substitui a tintura nem o retoque da raiz e não cobre os fios brancos, apenas devolve a cor. Preço: 100 reais, em média.

Nenhum comentário: