sábado, 8 de março de 2008

Hair

Visagismo. Uma nova técnica que ajuda a compor o seu visual

Cresce o mercado da beleza, e com ele cresce também as novas técnicas que vão ajudar a compor o seu visual. E o visagismo é uma delas. Uma técnica a ser usada entre os profissionais da beleza para melhorar o seu estilo.

O conceito surgiu em 1937 para atender a uma nova tendência que estava se estabelecendo na Europa, no início do século XX: a criação de uma imagem personalizada, que refletisse o pensamento e os princípios da elite intelectual européia, a maioria agnóstica e socialista, que se oposicionava à elite de poder e o seu estilo.

Infelizmente, Fernand Aubry, o seu criador, nunca deixou nada escrito, somente às imagens revolucionárias de seu trabalho e seguidores, que fizeram cursos com ele. Também não criou um método para ensiná-lo. Seu trabalho, no entanto, teve grande influência nos maiores cabeleireiros da Europa, notadamente Vidal Sassoon, que foi o maior responsável pela popularização da noção de um estilo personalizado e despadronizado, a partir de 1965. No final do século XX surgiram vários cursos na Europa - no Instituto de Visagismo de Claude Juillard e na academia de LLongueras.

A técnica já utilizada antes pelos artistas plásticos e pintores, hoje é usada entre os profissionais que procuram melhorar o visual dos clientes. O visagismo é uma técnica de grande valia que auxilia ao técnico interpretar a figura humana como arte, podendo assim, melhorar ou adaptar o cabelo com o rosto e o estilo da pessoa.

Com 25 anos de carreira, Francis Rodrigues hair stylist, é especialista em visagismo, algo que vai muito além de um simples corte de cabelo, ele harmoniza a imagem do rosto com o estilo da roupa e dos acessórios de seus clientes, resultado que garante total satisfação aos seus fregueses.

“Se o cabeleireiro souber o que cada tipo de formato de rosto expressa e as diversas formas de feições revelam da personalidade, isso o ajudará muito na análise do rosto. Por meio dessa técnica, o profissional é permitido conhecer seus modelos melhores”, afirma o hair stylist, Francis Rodrigues.

O visagismo também permite poder visualizar informações que antes ficavam despercebidas como: compor a imagem do cliente com o seu ritmo, cor e tipo de pele.

Já para o artista plástico e especialista em visagismo, Philip Hallawell, o visagismo é a arte de criar um estilo pessoal para uma pessoa, a partir do corte do cabelo, estendendo-se à imagem como um todo. É o design da imagem de uma pessoa.


Hoje para um profissional ser visagista é preciso adquirir novos conhecimentos, aprender técnicas, procedimentos e atitudes, pois para aquele cabeleireiro artesão transforme-se em um artista designer da imagem pessoal.

O conceito surgiu por causa de duas tendências, que, hoje são as principais tendências sociais: a despadronização e a personalização, ou customização. O cliente está muito insatisfeito com o trabalho dos profissionais de beleza - cerca de 70%. A área está em crise porque se trabalha com muito pouca informação. Como disse, no mundo todo, profissionais dependem somente de sua intuição, seu “feeling” e de seu bom gosto para criar um estilo. Por isso, o Visagismo é um diferencial tão grande. Por essência, é a customização dos serviços de beleza.

Para o cliente, possibilita criar uma identidade, a partir do seu rosto e de sua imagem, que expressa seu interior. Isso é chamado, na psicologia, de “encontro”. É a chave para a saúde emocional e psíquica e, conseqüentemente, da elevação da auto-estima e do estabelecimento do bem-estar. A pessoa se sente bela, porque expressa algo verdadeiro, admirável e único, com harmonia e estética.

Para o profissional, permite atender seus clientes plenamente e satisfazê-los. Isso gera fidelidade e recomendações, o que resulta em retorno financeiro. Mas, além disso, exercita sua criatividade e traz um grande senso de realização.

Nenhum comentário: